Quando se sabe que o caminho é só um, de nada vale negar. A aceitação e o viver abertamente com ele é um passo que se vai tornando uma parte integrante do ser. Este espaço é uma mera transcrição de uma (trans)mutação em tempo real, num espaço de tempo pré-determinado, que resultará na produção de mais uma loucura. Nesse dia, este trabalho estará realizado e cessará as suas actividades.

Tuesday, February 22, 2005

"Se calhar a loucura é falar sozinho e não importar que alguém escute" disse eu um dia para mim mesmo. Ninguém me escutou, também não me importei com o facto. Sorri e continuei à mesma o meu passeio pela ruas húmidas da cidade.

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

loucura é não viver.. é só isto! porquê complicar o que é simples? o louco é o que não consegue Viver!

4:05 PM

 
Blogger Onun said...

Meu caro anónimo,
se loucura fosse o "que não consegue viver", seriam mais os loucos que os não loucos. Se calhar é aí que quero chegar ou talvez nada tenha haver.
Mas neste momento não tenho tempo para responder com a devida reflexão antes de escrever. Se calhar hoje mais tarde. Com mais tempo, menos sono e um pouco menos de loucura que me atinge a estas horas da madrugada em que me obrigam (me obrigo) a acordar repetidamente o meu corpo.

12:55 AM

 
Blogger Ciliegia said...

Antes pelo contrário, meu caro Anónimo!
No dicionário, descuidando a minha experiência que considero relevante, vem louco como aquele «indivíduo que perdeu o uso da razão». Será?!
Por perder depreende-se uma cronicidade e, passo o pleonasmo, sendo esta irreversível. Por certo, não terá cura, mas tem tratamento. Portanto, aquele a quem te referes por louco vive!
O que percebo que não se saiba é estes picos de alienação são, com efeito, picos, reflexo de desadequada adaptação face a factores que potenciam sintomatologia-não-desejada de maior vulnerabilidade.

1:53 PM

 
Anonymous Anonymous said...

sim, se viver é ter razão... e sim, eu acho que há mais loucos que não loucos. mas isso nem é o mais importante. o importante é procurar ser feliz. desculpem-me esta conversa algo fora do contexto mas, acho que o centro do nosso viver deve ser esta busca da felicidade e não uma fuga à loucura. qual é o vosso centro? muitas vezes é preciso confrontarmo-nos com a morte para sabermos que queremos viver e aí somos verdadeiramente felizes! só um louco não percebe isto...e por isso há muitos mais loucos que não loucos! (sim, este site para mim não faz sentido:-) )

4:43 PM

 
Blogger Onun said...

"qual é mesmo o sentido deste site?" perguntou-me um dos meus maluquinhos
"Tem que haver um?"

5:15 PM

 
Blogger Onun said...

Caro anónimo (mais uma vez),
pensei um pouco mais sobre o que escreveste e acho que no final concordamos, apenas usamos terminologias diferentes e essa é a principal causa da suposta divergência de sentidos...
... se calhar caminhar para a loucura é caminhar para a felicidade... quem saberá? só aquele que vai até ao fim do caminho, suponho eu...

6:22 PM

 
Blogger Onun said...

uma pergunta anónimo:
o que é para ti definir centro? o que é para ti o centro?
(não sei se percebo onde queres chegar)

6:25 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Se tivermos um bom centro podemos andar nos extremos. O nosso centro é o que procuramos, o que queremos, o que desejamos! O que varia de indivíduo para indivíduo é a definição do extremo, o seu extremo. Eu quero andar no meu extremo mas para isso tenho que buscar o meu centro. A minha preocupação em relação aos outros é nunca colocar as suas liberdades em causa. Aí acaba a minha liberdade. Caminharei para a loucura se não ousar os meus limites, todos os dias, pois isso é viver.

3:16 PM

 
Blogger Onun said...

gostava de apenas te dizer anónimo:
"A cada passo mais longe se sentia da sua casa, cada vez mais incorporado no seu novo sotaque, cada vez mais traído por ele, cada vez mais orgulhoso dessa traição, cada vez mais feliz nessa sua alegre loucura…" de um dos textos no meu blog www.neblinamolhadadecorcastanha.blogspot.com.

e continuo a achar que estamos a falar da mesma coisa... ou objectivos semelhantes... creio eu...

3:32 PM

 
Blogger Onun said...

Ciliegia,
gsto muito da tua assídua pressença mas gostaria de referir uma coisa, nesta loucura, que só este blog e a minha cabeça encerra, não existe nenhum termo científico ou do género que o compreenda. A loucura de que falo aqui é um novo conceito de loucura apenas aceite aqui e nos termos pelos quais a pretendo mostrar e pretendo dar a compreender a quem o lê.
Não é aquela loucura que os loucos encerram, mas a loucura que se encerra em todos nós e temos medo de o exorcisar....acho que já tinhas compreendido isso não?
abraço

3:35 PM

 
Anonymous Anonymous said...

meu caro onun, acho que é essa a diferença entre nós. tu és saudavelmente "louco" mas queres exorcizá-lo e eu eu não sou mas quero sê-lo.. qual de nós é mais louco então?

1:47 AM

 
Blogger Onun said...

"Saudavelmente louco"... hummmm poderia por aí muitas questões ou dúvidas sobre essa questão mas não quero...
mas o que é para ti exorcisar, isto é no meu caso concreto?
e já agora, pq queres tu ser louco? ou porque esse desejo? o que vês na loucura que não encontras na tua (pelo que dizes sã) vida?

6:09 AM

 
Anonymous Anonymous said...

não sei.. muitas vezes as palavras saem-me e não penso muito nelas! mas vejamos, quando é que questionamos a nossa sanidade? possivelmente quando nos comparamos a um qualquer padrão. e também, não é possível sermos felizes sozinhos, precisamos de nos realizar, de viver com e para os outros. assim, será que quando não nos sentimos seguros não nos atrevemos a sermos nós? a segurança é o que nos permite arriscar? ou é o total desprendimento da necessidade de segurança? sentir-nos-emos loucos quando não nos sentimos nós? acho que é isso.. ainda não me sinto eu porque tenho medo de arriscar.. o que é uma loucura!

3:08 PM

 
Blogger Onun said...

“A primeira etapa é reconhecer. Aceitar o caminho e não resistir, não negar o que é inevitável.
Pelo caminho terás tentações para te demoverem do trilho, vacilarás e pensarás que ainda é possível voltar atrás e voltar a ser normal. Nessas alturas é quando sofrerás mais, pois não aceitas esta tua metamorfose, consideras que não és tu, que mais uma vez estás-te a tornar no que não és e não fazes de ti o que poderias. Vais-te sentir confuso, perdido, sem nenhum rumo, desanimado e até deprimido. Isso é o caminho natural das coisas, da interiorização e materialização da ideia dentro do teu ser. Quanto mais a combates mais ela se entranha. Quanto mais a ignoras mais ela se enraíza. Não existe outro caminho. Eu sei disso.
O tempo de acalmia e paz contigo própria só vai acontecer nos momentos em que não te questionas e te deixas dirigir por essa força maior que ti. Podes não te aperceber mas é quando aceitas o rumo inevitável das coisas na vida e aceitas esse teu caminho sem retorno. Cada passo que dás é na sua direcção, na direcção da loucura.”


(e não creio que loucura, desta que falo, seja "quando não nos sentimos nós". Isso pode ser outro tipo de loucura. Mas não esta.)

3:55 PM

 
Blogger Onun said...

e não me respondeste a:
O que queres dizer com exorcisar (mais particularmente na minha pessoa, o saudavelmete louco)...

3:57 PM

 

Post a Comment

<< Home